Dia Vs Noite

27-04-2019

Como ajudar o bebé a distinguir a noite do dia?

Durante a sua longa, mas necessária, estadia no interior da barriga da mamã, o bebé ouve em permanência os barulhos produzidos pelo líquido amniótico; o coração da mãe; tem a sensação de ser tocado em permanência (pelo contacto com a placenta) e, está protegido de alguns estímulos da vida extra uterina. Mas este pequeno mundinho, tão confortável e seguro que é só dele não o ensinar a distinguir o dia da noite e, por isso, o papá e a mamã vão ter que ajudar.

Durante o dia crie uma rotina, abra as janelas para deixar entrar a luz do dia, enquanto o veste e conversa com ele. É aconselhado que após o nascimento se sai com os bebé entre as 12h00 e as 16h00, para os ajudar a identificar o dia.

As sestas: os sonos durante o dia devem ser mais curtos, para garantir que os sonos noturnos são mais seguidos. Não quer isto dizer que devemos privar o nosso bebé de dormir, apenas devemos monitorizar o número de horas da sesta para que não excedam as 4/5 horas por dia. Ainda que sejam setas, elas devem também manter uma rotina, quer nos comportamentos quer nos horários.

Final do dia: devem escolher um momento, ao fim do dia, onde os estímulos começam a reduzir em casa, para que o bebé comece também a sentir maior tranquilidade.

Durante a noite: a noite não é momento para grandes conversas ou brincadeiras, enquanto alimenta o bebé mantenha os estímulos o mais baixos possível, optando por fazer apenas o estritamente necessário.

Não se esqueça que os bebés não são todos iguais, mas todos precisam do mesmo... Amor e rotinas!

© 2017 Rita Costa Pereira. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora